Cálculo e Simulação Computacional
Capacidade e competência para cálculos e simulação computacional de:
- Dimensionamento e verificação de Estruturas metálicas;
- Projeto e verificação de Vasos de pressão;
- Projeto de Tanques;
- Verificação de capacidade de Máquinas de pátio aplicadas a movimentação de carga.
Consultoria e Laudos
Consultoria, análise de falhas e sinistros em:
- Análises de falha de componentes mecânicos;
- Análise de falha de tubos e componentes de caldeira;
- Estudos para redução de falhas;
- Avaliação de danos ocasionados por incêndio/fogo ou explosão.
Conformidade e Regulamentação
Adequação de equipamentos ou instalações às regulamentações legais do Ministério do Trabalho, tais como:
- NR-11;
- NR-12;
- NR-13;
- NR-29.
Projeto e Cálculo de Tubulações Industriais
Capacitação em Cálculo mecânico e Análise de Flexibilidade de Tubulações de transporte de fluidos na indústria.
Os cálculos são efetuados com a utilização intensiva de Softwares consagrados para projeto e análise de flexibilidade de tubulações.
Podem ser adotadas critérios e normas internacionais, tais como: ASME/ANSI e outras diferentes normas internacionais, permitindo inclusive a especificação de suportes de mola de carga constante ou variável, juntas de expansão, classe de válvulas, inclusão de efeitos de golpe de aríete, cálculo de freqüências naturais e naturalmente as tensões e deformações.
Entre outras coisas pode-se verificar a estanqueidade de flanges (através do esforço de abertura), cargas admissiveis em bocais de bombas e turbinas, dimensionamento de flanges fora de padrão e etc.
MINERAÇÃO & SIDERURGIA
O escritório da matriz do FerSeng encontra-se em Minas Gerais, estado onde podemos observar uma vocação para as atividades de Mineração e Siderurgia.
Na área de prestação de serviços para mineração o FerSeng tem capacitação para trabalhos de: inspeção de complexos, análise de confiabilidade de caminhões, avaliação de estruturas metálicas (ITM) e repotenciação de máquinas de pátio (Stacker e Reclaimer) e no ambito de siderurgia projeto e avaliação de: panelas de aço/gusa, convertedor, pontes rolantes, estruturas de prédios de produção.
Adequação ao Uso API 579 FFS
A avaliação de Adequação ao Uso através da metodologia do código API 579 “Recommended Practice For Fitness-For-Service” tem obtido boa aceitação na industria mundial pela sua organização e coerência.
Este código estabelece metodologias que permitem a tomada de decisão quando verificamos que um equipamento apresenta certos tipos de defeito. Podemos citar alguns tipos de defeitos: perda de espessura generalizada, perda de espessura localizada, deformações, trincas, dano por fogo e fluência pela operação/exposição a alta temperatura. No texto a seguir daremos maiores informações sobre a abordagem de defeitos do tipo trinca.
“API 579 - Section 9 Assessment of Crack-Like Flaws” apresenta resultados seguros, subsidiados pelo comitê da “American Petroleum Institute”, para verificação por meio da teoria da Mecânica da Fratura da criticidade de defeitos do tipo trinca e permitindo a determinação do risco e indicando se é necessario a parada imediata ou será permitido a continuidade em operação.
Tais procedimentos trazem ganhos inequívocos a indústria uma vez que informa com segurança se o cliente pode manter em operação um equipamento com um defeito tipo trinca ou determinar um tempo limite de operação dentro do qual deve ser programada uma parada para o reparo.
Nos casos em que o defeito é classificado como nível 1 da API 579 adota-se o cálculo analítico de tensões conforme, por exemplo, o código ASME Seção VIII Divisão 1.
Nos casos em que o defeito seja classificado como nível 2 ou 3, os cálculos de tensão solicitante são efetuados através de Simulação Numérica Computacional pelo Método dos Elementos Finitos que fornece as informações mais realistas e aumentam a confiabilidade da análise.
Concluindo, a metodologia de Adequação ao Uso fornece o subsídio para a tomada de decisões gerenciais.
Avaliação de integridade Física dedicada a Adequação a NR-13
Visando a adequação da Norma Regulamentadora, NR-13 Caldeiras e Vasos de Pressão, o FerSeng vem desenvolvendo trabalhos específicos que possibilitam as empresas terem os seus vasos e caldeiras totalmente enquadrados na Norma. Dentre estes trabalhos destacam-se:
-
Inspeção Inicial, Periódicas (Ordinárias) e Extraordinárias;
-
Acompanhamento e execução de Teste Hidrostático;
-
Organização de Prontuário incluindo Projetos Alternativos de Instalação e elaboração de desenhos “as built”;
-
Elaboração de Procedimentos de Inspeção;
-
Cálculos de PMTA (Pressão Máxima de Trabalho Admissível).
AVALIAÇÃO DA VIDA RESTANTE
No caso de caldeiras com 25 anos de operação ou que apresenta problemas, a FerSeng está perfeitamente capacitada para fazer a Avaliação de Integridade através de inspeções e utilização de softwares que permitirão predizer sobre a vida útil dos diversos componentes das caldeiras.
Os Relatórios de Inspeção são emitidos de acordo com os requisitos da NR-13 e todos os trabalhos são acompanhados e gerenciados por Profissionais Habilitados – Engenheiros responsáveis por esta atividade dentro do quadro da FerSeng.
Solicite uma visita
Estamos a disposição para fazer uma visita e eleborar uma proposta de trabalho.
